Isolamento e Distanciamento
O que é?
O isolamento e o distanciamento social são medidas de afastamento social essenciais em Saúde Pública, especialmente utilizadas em resposta a uma epidemia e que pretendem proteger a população quebrando a cadeia de transmissão entre indivíduos. É uma das medidas mais efetivas, e por isso utilizadas pelas Autoridades de Saúde para minimizar a transmissão da COVID-19.
O distanciamento social é uma medida proposta a pessoas sem sintomas (assintomáticas) e que tiverem baixo risco de contrair doença.
O isolamento profilático é uma medida determinada pela Autoridade de Saúde às pessoas que não têm sintomas mas que têm risco de contrair a doença.
Uma vez que a maioria das pessoas com COVID-19 desenvolve sintomas ligeiros a moderados, nem todas as pessoas infetadas necessitam de internamento hospitalar. Algumas pessoas ficam por isso em tratamento ambulatório, ou seja, em casa. As pessoas com COVID-19 que ficam em casa, devem ficar em isolamento.
O isolamento de doentes é diferente do isolamento profilático, uma vez que a pessoa em isolamento profilático, apesar de não ter sintomas, se isola para evitar a transmissão da doença, devido ao risco de ter estado exposto.
Consulte o manual completo de Isolamento e Distanciamento